28
MARçO
2017

11:42
Compartilhar
Carne fraca
Em: 23/03/2017 às 08:19h por Onofre Ribeiro
Quando estudava Jornalismo o professor da disciplina "Civilização Contemporânea", Pedro Moacir, insistia em nos dizer: "nunca olhem pra um fato isoladamente. Todo fato tem muitas caras. Umas anteriores, outras atuais e aquelas que resultarão pra frente". Tenho a frase anotada e a respeito muito. Recordo-a por conta da "Operação Carne Fraca". Ela envolve os frigoríficos, o governo do país, os governos estaduais, o presidente da República, o comércio, o agronegócio, a Polícia Federal, os fiscais sanitários, partidos políticos, políticos, as dezenas de cadeias produtivas ligadas à carne, a mídia, a macroeconomia do país e o comércio exterior. Cada um desses setores citados se desdobra naquela tese do professor Pedro Moacir.
Uma maneira de olhar o assunto é focar só na operação. Outra é focar no ambiente de transformações porque passa o país. Nesse ambiente do professor Pedro Moacir, há todos aqueles protagonistas, mas há também um clima de gelo derretendo. O Brasil já vinha se derretendo desde a operação Lava Jato. Ela pegou partidos políticos e os... Leia mais
Compartilhar
Mais História
Em: 20/03/2017 às 08:20h por Onofre Ribeiro
No artigo publicado ontem, falei um pouco sobre a História de Mato Grosso num momento especial: o pré e o período da divisão que criou Mato Grosso do Sul. As manifestações de leitores são muito grandes e claras: querem saber mais da História. Aqui abro um parêntese sobre o tema. Por razões que só a nossa péssima educação explicaria, se pudesse, nos esquecemos da importância da História na construção das nossas vidas e do ambiente social, econômico, político e humano em que vivemos. Se não se conhece a História recente, não se compreende o presente. Nem se projeta o futuro, que é uma síntese dos dois. Estamos indo feito madeira no rio: enroscando nas margens e batendo nos barrancos.
É proposital o "esquecimento" da História, porque grande parte dela é manipulada dentro de uma educação ideológica que pensa num futuro construído a partir de idéias descosturadas entre si. Começa na escola fundamental e termina nas universidades. Enquanto a Alemanha conserva os campos de concentração da época nazista pra lembrar aos alemães que... Leia mais
Compartilhar
Tá faltando História - 1
Em: 19/03/2017 às 08:20h por Onofre Ribeiro
No correr desta semana escrevi um artigo com o título "38 anos", registrando a data de posse do primeiro governador de Mato Grosso depois da divisão do estado. Recontei um pouco da História da época. Escrevi pensando: "as pessoas podem pensar que estou sem assunto". Escrevi. Impressionou-me a quantidade de manifestações que recebi por e-mail, pelo facebook, pelo twitter, pelo telefone e pessoalmente. Até alguns depoimentos emocionados. Verdadeiro amor à terra e à História. Confesso que me emocionei.
Passei o resto da semana avaliando. Resolvi escrever mais um pouco sobre o tema. Cheguei a Mato Grosso aos 32 anos em 25 de agosto de 1976. Vim de Brasília pra trabalhar no Governo do Estado que vivia uma profunda crise na relação das regiões Norte e Sul. Ou, entre Cuiabá e Campo Grande, que resumiam aquele velho Mato Grosso. Tanto do ponto de vista político, como cultural, econômico, geográfico e sociológico. Eram dois mundos que falavam línguas diferentes, mas faziam parte do mesmo território político. Só!
Como funcionário do Departamento de Divulgação do Governo de Mato Grosso – Sedimat, viajei incontáveis... Leia mais
Compartilhar
Senador responde
Em: 16/03/2017 às 08:53h por Onofre Ribeiro
A propósito de artigos sobre a rodovia BR-163, recebi do senador Welinton Fagundes, carta que da qual reproduzo trechos: "Como de costume, li com grande atenção os artigos em que trata da BR-163, os problemas registrados no trecho ainda não asfaltado, em que atoleiros provocaram sacrifícios incríveis para os motoristas transportadores de grãos dos centros da produção de Mato Grosso e, consequentemente, prejuízos aos agricultores do nosso Estado, com reflexos em nossa economia – sentidos e a sentir"."Creio ser desnecessário discorrer sobre a história dessa rodovia. Ela por si só representa uma saga. De sua criação até os dias de hoje, a ligação Cuiabá-Santarém tem completos 40 anos. Promessas de muitos governantes, poucas vezes sua pavimentação avançou como desejavam todos os mato-grossenses, cientes de que a saída da produção pelo Norte do país sempre foi ideal do ponto de vista da competitividade no mercado internacional"."Desde que me formei e ingressei na vida política em Rondonópolis, via no avanço da logística a forma segura do Brasil se desenvolver e oferecer... Leia mais
Compartilhar
38 anos
Em: 15/03/2017 às 08:07h por Onofre Ribeiro
A memória histórica em Mato Grosso tem sido jogada no lixo constantemente. Mas alguns fatos não poderiam passar despercebidos, porque eles foram relevantes no passado pra que chegássemos ao momento presente. Estou me lembrando que na data de hoje, em 1979, tomava posse o primeiro governador do estado de Mato Grosso, logo após a divisão que se dera a partir de 1º. de janeiro. O primeiro governador de Mato Grosso tomou posse em 1º. de janeiro de 1979.
Gostaria de resgatar alguns dados. O governador empossado foi o engenheiro Frederico Campos que governou até 15 de março de 1983. O ambiente era péssimo. A separação do Sul do estado trouxe a incerteza sobre o futuro. Pouco desenvolvimento, pouca infraestrutura, população de 1 milhão de habitantes, pouco peso político, produção baixíssima. A maior riqueza ainda era a pecuária pantaneira, mas estava em sua maior parte em mãos de pecuaristas sulmato-grossenses.
Orçamento baixo, problemas grandes, administrar Mato Grosso nessas condições era o desafio do governador, das bancadas parlamentares. Sorte que era um tempo em que os parlamentares tinham efetivo compromisso com... Leia mais

Mais artigos


Receber Newsletter
 
 

Onofre Ribeiro
onofreribeiro@terra.com.br | facebook.com/onofreribeiro
msn: astro285@hotmail.com