22
NOVEMBRO
2017

20:56
Freio de arrumação
Em: 05/11/2017 às 08:43h por Onofre Ribeiro

Gostaria de conhecer alguém capaz de arriscar palpites viáveis sobre as eleições estaduais no ano que vem. Alguns fatores serão determinantes na construção de possíveis cenários. Cito alguns. Primeiro, o desempenho satisfatório da sua gestão que o governador Pedro Taques precisará construir pra 2018. Segundo, o destino do grupo que hoje está filiado ao PSB e que seguramente vai sair do partido agora dominado pelo deputado federal Valtenir Pereira. Se todos saírem, o que é mais provável já traz por si só um cenário. Se todos forem para o DEM, com o está parecendo, aí será um supercenário.

O outro cenário estará ligado à união de outros grupos em torno de projeto político. Mas o quadro hoje está tão empobrecido que poucas chances de alguma inovação. Se Mauro Mendes, Adilton Saccheti, Ezequiel Fonseca, Fábio Garcia, Oscar Bezerra, Max Russ e Eduardo Botelho saírem do PSB e migrarem para o DEM, como tudo indica, desequilibrarão completamente o quadro eleitoral de 2018. Nesse caso reforçarão um partido que tem tradição e está organizado em todo o estado. É de se esperar que o ministro Blairo Maggi, do PP, hoje senador em fim de mandato, acompanhe essa turma. Nesse caso o DEM terá dois candidatos a senadores e um a governador. Pode ser Mauro Mendes ou Jaime Campos.

O outro grupo, liderado pelo governador Pedro Taques terá a seu lado o vice-governador Carlos Fávaro, o deputado federal Nilson Leitão e quadros avulsos enfraquecidos pra formar uma frente forte capaz de produzir um contraponto político invencível, como foi na sua última eleição. Restarão avulsos alguns nomes de peso como o senador Welinton Fagundes Percival Muniz. Os demais deputados federais tendem a se juntar nos agrupamentos que se formarem.

Aqui encerro com uma tentativa de profecia. Para disputar 2018 serão necessários nomes de peso, e não mais partidos. Os partidos estão com o prestígio vencido. Parece que 2018 será um tempo novo de frentes de nomes e não mais de coligações por vezes indecentes. Haverá um grande freio de arrumação.

Compartilhar
Imprimir   Voltar
Receber Newsletter
 
 

Onofre Ribeiro
onofreribeiro@terra.com.br | facebook.com/onofreribeiro
msn: astro285@hotmail.com